terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mensagem postada no fala servidor do site do Sindjustiça RJ em 15/09/2010

Companheiros e companheiras,

O momento é de reflexão. Qual será a melhor saída? Qual a melhor estratégia? O que fazer na assembleia hoje dia 15/09/2010?

NÃO TENHO DÚVIDAS QUE QUALQUER DECISÃO DIFERENTE DA GREVE É ADIAR O PROBLEMA. TAMBÉM, TENHO CONVICÇÃO QUE UMA ASSEMBLEIA ESVAZIADA NÃO TEM CONDIÇÕES DE APROVAR UMA GREVE, PRINCIPALMENTE COM O CENÁRIO DE REPRESSÃO QUE VAMOS ENFRENTAR.

A greve não é uma mera possibilidade é sim uma necessidade por vários motivos, a saber:

1) 24% NA ORDEM DO DIA DOS PODERES - É o momento de colocar a questão dos 24% na ordem do dia, pois já discutimos cotidianamente tal questão nos locais de trabalho, mas nada concretamente foi construído ou demonstrado para categoria sobre a incorporação dos 24%. Declarações, adiamentos,esperanças não estão atreladas à realidade. Queremos ser cautelosos e estamos postergando a nossa atuação. OS ATRASOS PROMOVIDOS PELO EXECUTIVO E PELO JUDICIÁRIO SÃO ENORMES. SEREMOS TAMBÉM OS RESPONSÁVEIS POR MAIS ATRASOS. Qual o momento ideal para a greve? Dia 16/09, 72 horas após a assembleia, após as eleições, após a Copa do Mundo, após as Olimpíadas. Vamos implementar a política do governador? Temos que enfrentar o fato de que estamos diante de mais quatro anos de um governo que elegeu os serventuários da Justiça como aqueles que podem esperar;

2) ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO – Remeto aos textos do companheiro Orlando Monteiro que sempre aborda o tema com habilidade e zelo;

3) AUTONOMIA DO PODER JUDICIÁRIO – Os serventuários da justiça são os únicos que lutam pela autonomia do Poder Judiciário. Temos que lutar internamente para sermos prioridade no TJ/RJ e lutamos para que a Autonomia do Poder Judiciário seja respeitada, conforme art. 99 da CRFB: Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira. Vejamos o que acha o Presidente do TJ/SP acerca da autonomia do Poder Judiciário quando a discussão recai sobre aumento dos servidores em entrevista concedida em 18/06/2010 ao sítio da Folha de São Paulo:

Alguns juízes entendem que o Tribunal deveria se empenhar mais para obter mais verbas, mais autonomia. Por que não questionar no STF os cortes feitos pelo Executivo?

NÃO VEJO SAÍDA JURÍDICA. A AUTONOMIA FINANCEIRA DO JUDICIÁRIO, PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO DE 1988, É MERA RETÓRICA. É AUTONOMIA DE PAPEL. O PODER JUDICIÁRIO É UM PODER POBRE. É O QUE NÃO TEM NADA PARA BARGANHAR COM O EXECUTIVO, QUE É O PODER FORTE. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TEM. APROVA OU NÃO OS PROJETOS. http://www1.folha.uol.com.br/poder/752918-grevistas-desejam-ter-um-martir-diz-presidente-do-tj-sp.shtml

É VERDADE O PODER JUDICIÁRIO É POBRE, FRACO E PERDE ATÉ A AUTONOMIA QUANDO A DISCUSSÃO É APROVAR REAJUSTE PARA OS SERVENTUÁRIOS DA JUSTIÇA. QUANDO A QUESTÃO É REFERENTE AOS MAGISTRADOS NÃO HÁ FRAQUEZA, O PODER JUDICIÁRIO É FORTE, ÁGIL E RICO MUITO RICO. DESNCESSÁRIOS OS EXEMPLOS DOS CONSABIDOS PENDURICALHOS QUE ENGORDAM OS VENCIMENTOS DOS MAGISTRADOS TODOS OS MESES.

Companheiros e companheiros, esperar só terá sentido se a Assembleia estiver esvaziada, sinalizando que a greve será de alguns poucos e que a categoria não aderiu ao movimento. Os próximos anos serão de muita luta, tendo em vista a postura do Governador em relação a nossa categoria.

Então companheiros e companheiras hoje:

Encostem as cadeiras nas mesas;

Desliguem os computadores;

Liberem as cafeteiras para “momentos de descanso”;

Guardem os copinho de café;

Parem de lamentar a situação funcional que temos pelos cantos dos locais de trabalho ;

Liguem para os parentes e avisem que hoje é um daqueles que dias importantes. Por isso chegaremos um pouco mais tarde.

Expliquem que a razão do atraso não é muito trabalho e poucos trabalhadores.

Esclareçam que a demora não é pelo fato de estarmos fazendo algo que é atribuição dos nossos superiores.

Exponham que motivo do adiamento da chegada não é porque muitos estão estressados alguém teve um mal súbito no trabalho e precisou ser socorrido.

Ressaltem que o motivo do retorno ao lar ser postergado não é o cumprimento da meta 157.

Hoje é o dia que juntos seremos artífices de um Judiciário no qual a palavra Justiça seja algo vivo, pulsante e ao alcance de todos.
ASSEMBLEIA HOJE ÀS 18h30min - FÓRUM CENTRAL.

Um grande abraço a todos.

Wagner Cordeiro

Nenhum comentário: