terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mensagem postada no fala servidor do site do Sindjustiça RJ em 17/08/2010

COMARCA DE NOVA IGUAÇU OPINA SOBRE A LUTA PELOS 24%


Companheiros e companheiras,


No dia 27/07/2010 realizamos em Nova Iguaçu a Assembleia Local, conforme o calendário definido em Assembleia Geral. Estiveram presentes os diretores Maurício Tolentino, Renato Ferraz, Amarildo e Elio Elias. Foram divulgados os últimos informes sobre o processo e foi feito o debate sobre o tema. Não deixamos porém de expor nossas críticas a respeito da necessidade de transparência no sindicato sobre todos os aspectos, em especial acerca da questão financeira, sendo certo que nenhum coordenador que compõe a direção pode se escusar da responsabilidade de prestar contas no prazo estatutário.
No dia 04/08/2010 fizemos uma reunião em Nova Iguaçu para entrega das camisas da campanha dos 24% e lanche com cachorro- quente e refrigerante. Estiveram presentes os Diretores Maurício e Robertinho. Éramos aproximadamente 60(sessenta) pessoas e ficou decidido que, apesar do número expressivo de pessoas, deveríamos elaborar uma consulta por cartório, a fim de alcançarmos um número maior de companheiros (as) e decidirmos algo que fosse a expressão mais próxima da realidade do que pensam os (as) serventuários (as) de Nova Iguaçu.


Confeccionamos um conjunto para consulta, composto de uma urna para cada cartório, cédulas para votação, uma lista de votantes, o texto do Renato Ferraz (reformatado), que faz uma síntese sobre a ação dos 24%, e um roteiro para votação. Os itens das cédulas foram elaborados com base em posicionamentos extraídos do “Fala Servidor” e do contato diário que temos com os (as) companheiros (as), sendo certo que deixamos uma quinta opção em aberto para que houvesse uma sugestão diferente das quatro que estavam nas cédulas.


Eu, Alexandre Bollmann, Ana Lúcia e Orlando Monteiro percorremos os cartórios entregando o conjunto para consulta na semana passada e hoje (segunda-feira) recolhemos os conjuntos. Fizemos a apuração dos votos no hall dos elevadores do prédio principal reunidos durante um saboroso lanche e com a participação do Coordenador Zé Carlos.

Assim companheiros (as), após apurarmos os votos temos os seguintes números em relação às opções:


27 pessoas – 11, 6%– votaram na opção 1 - GREVE A PARTIR DO DIA 20/08/2010 ATÉ A INCORPORAÇÃO POR TODOS.


18 pessoas – 7,7% votaram na opção 2 - AGUARDARMOS OS 30 DIAS QUE O ESTADO TEM PARA INCORPORAR PARA OS AUTORES E VERIFICAR SE HAVERÁ A INCORPORAÇÃO PELOS MESMOS, CASO CONTRÁRIO DEVERÁ SER CONVOCADA ASSEMBLEIA PARA DELIBERAR SOBRE GREVE.



132 pessoas – 54, 5% – votaram na opção 3 - AGUARDARMOS OS 30 DIAS QUE O ESTADO TEM PARA INCORPORAR PARA OS AUTORES E VERIFICAR SE HAVERÁ A INCORPORAÇÃO PARA TODOS, CASO CONTRÁRIO DEVERÁ SER CONVOCADA ASSEMBLEIA PARA DELIBERAR SOBRE GREVE.


46 pessoas – 19,8% votaram na opção 4 - AGUARDARMOS O CUMPRIMENTO DA PROMESSA FEITA PELO PRESIDENTE DO TJ DE INCORPORAR OS 24% ANTES DO TÉRMINO DO SEU MANDATO.


09 pessoas – 3,8%votaram na opção 5 – OUTROS.



TOTAL DE SERVENTUÁRIOS CONSULTADOS - 232




ASSIM SENDO, OS SERVENTUÁRIOS DA COMARCA DE NOVA IGUAÇU INDICAM À ASSEMBLÉIA GERAL DE 19/08/2010 A SEGUINTE PROPOSTA PARA ENCAMINHAMENTO DA LUTA PELOS 24% :


PROSPOSTA DA COMARCA DE NOVA IGUAÇU - AGUARDARMOS OS 30 DIAS QUE O ESTADO TEM PARA INCORPORAR PARA OS AUTORES E VERIFICAR SE HAVERÁ A INCORPORAÇÃO PARA TODOS, CASO CONTRÁRIO DEVERÁ SER CONVOCADA ASSEMBLEIA PARA DELIBERAR SOBRE GREVE.



Aos companheiros que participaram, agradecemos profundamente, eis que ouvir os trabalhadores e sobretudo estimular a participação de todos na construção de uma realidade diferente deve ser bússola de qualquer representação sindical.




Aos que não participaram por motivos alheios a sua vontade, lamentamos, mas temos convicção que outros momentos ocorrerão.



Aos que não participaram por que não quiseram, respeitamos a opinião, mas estamos abertos ao diálogo e ao debate salutar, entendendo que precisamos fortalecer a participação na estrutura sindical. Os problemas existem e a nossa participação efetiva é o começo da resolução dos mesmos.
Finalmente destacamos, que a intenção da Delegacia Sindical de Nova Iguaçu é levar para os fóruns de discussão do Sindjustiça a manifestação real dos(as) serventuários(as) que trabalham na Comarca de Nova Iguaçu e cumprir com a tarefa principal dos representantes sindicais, que é de fomentar a discussão sobre temas de interesse dos trabalhadores de forma democrática e ética.
Um grande abraço a todos.
Wagner Cordeiro

Nenhum comentário: