domingo, 29 de agosto de 2010

Mensagem postada no fala servidor do site do Sindjustiça RJ em 29/08/2010

Companheiros e companheiras,


Foi marcante a última atividade em Nova Iguaçu, dia 26/08/2010, sendo certo que as atividades começaram antes das 10 horas no prédio dos Juizados, onde fizemos panfletagem da carta aberta à população. No final da tarde fizemos uma reunião no hall dos elevadores com vários colegas, a fim de esclarecermos alguns pontos fundamentais sobre a questão dos 24% e inauguramos o jurídico itinerante com as presenças dos Coordenadores Renato Ferraz e do Maurício Tolentino. Vários colegas entregaram documentos para a ação do desvio de função.

Após a breve exposição da mobilização em Nova Iguaçu, desejo fazer algumas observações sobre algumas postagens.
Primeiro quero destacar que temos o bom direito, eis que incorporar os 24% é resgatar injustiça histórica praticada contra os serventuários da justiça. O cenário aponta para o não cumprimento do prazo pelo Estado, deixando ainda mais evidente as boas razões que temos para construir o movimento paredista de forma correta, coerente, lúcida e responsável e para isso devemos tentar antevê o que está para acontecer.
Digamos que, numa possibilidade remota, ocorra a incorporação para os autores no prazo estipulado, pelo que vejo na base há duas maneiras de entender tal situação, são elas:

a) A INSATISFAÇÃO PELA NÃO INCORPORAÇÃO PARA TODOS SER MUITO GRANDE E RATIFICAR A NECESSIDADE DE CONSTRUIRMOS A GREVE;

b) VERIFICANDO-SE A INCORPORAÇÃO PARA OS AUTORES, OCORRER O ENTENDIMENTO QUE A SITUAÇÃO SAIU DO ZERO E PODE SER A SINALIZAÇÃO QUE A INCORPORAÇÃO PARA TODOS PODE ACONTECER EM BREVE.

Para fazer uma análise correta é necessário observarmos não só o que pensamos, mas sobretudo o que as outras pessoas pensam, especialmente aquelas que não comungam das nossas convicções. Acho que a situação 2 acima é um absurdo, mas vejo também que a categoria se apega ao primeiro sinal de esperança, tenha ele lastro na realidade ou não. Lembram o que ocorreu em 2008? Por que fomos tarde para a luta pela data-base? Naquele momento, a Administração do TJ/RJ acenou com as progressões e promoções e muitos “trocaram” a luta pela data-base pela esperança das progressões e promoções, que depois, como vimos, atendeu uma pequena parcela da categoria e terminamos tal discussão em novembro de 2008.

O debate está ocorrendo (como hipótese) e poderá ocorrer na realidade, caso haja a incorporação para os autores, por isso acredito que a mudança de data não é a melhor opção, eis que esses e outros debates estão ocorrendo nas comarcas sobre a greve e creio que o momento é de estarmos na base, fortalecendo nossas convicções, desconstruindo boatos e organizando a categoria.

Desta forma, apesar do respeito que tenho pelas observações dos companheiros, entendo que a antecipação da data da assembleia não seria a melhor estratégia para o momento, principalmente porque temos que cumprir algumas tarefas, a saber:

1) CONSTRUIR O CRZ DO DIA 10/09/2010 - O CRZ poderá sinalizar melhor que o fala servidor a disposição dos companheiros da várias comarcas acerca da greve. Creio que mais benéfico que a antecipação da assembleia É REALIZARMOS UM CRZ REPRESENTATIVO COM AS INFORMAÇÕES DAS VÁRIAS COMARCAS, INCLUINDO-SE NESSE ROL DE COMARCAS AQUELAS QUE NÃO POSSUEM DELEGADOS, QUE PODEM ENVIAR LIDERANÇAS PARA FORNECER SUBSÍDIOS PARA O CRZ E PARTICIPAR DE TODA A DISCUSSÃO;

2) PROMOVER A DISTRIBUIÇÃO DA CARTILHA DE GREVE - A DISTRIBUIÇÃO DA CARTILHA DE GREVE EM TODAS AS COMARCAS COMO MECANISMO DE MOBILIZAÇÃO E CONCIENTIZAÇÃO, ANTES MESMO DA ASSEMBLÉIA DO DIA 15/09/2010;

3) CARTA ABERTA À POPULAÇÃO - CONTÍNUA DISTRIBUIÇÃO DA CARTA ABERTA À POPULAÇÃO, INFORMANDO AOS JURISDICIONADOS O DESRESPEITO AO DIREITO E A DISPOSIÇÃO DA CATEGORIA CASO O PRAZO ESTABELECIDO PELO ESTADO NÃO SEJA CUMPRIDO;

4) INFORMAÇÃO AOS ADVOGADOS E A OAB - INFORMAR AOS ADVOGADOS NOSSA SITUAÇÃO, INCLUSIVE COM REUNIÃO COM AS SECCIONAIS DA OAB/RJ, COM O MERO INTUITO DE INFORMAR A CLASSE O DESRESPEITO DO ESTADO, A MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA, A ASSEMBLEIA DO DIA 15/09/2010 E A GREVE QUE PODE SER DECRETADA NESSA ASSEMBLEIA. ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! AS REUNIÕES COM AS SECCIONAIS DA OAB/RJ CASO OCORRAM NÃO DEVERÃO TER A FINALIDADE DE ASSUMIR COMPROMISSOS, EIS QUE CABE A ASSEMBLEIA GERAL NORTEAR A RELAÇÃO DA NOSSA CATEGORIA COM OS ADVOGADOS;

5) BASE, BASE, BASE - ESTABELECER O DIÁLOGO COM A BASE A FIM DE FORTALECER A PARTICIPAÇÃO DAS COMARCAS NA ASSEMBLEIA DO DIA 15/09/2010, UTILIZANDO PARA ISSO A MOBILIZAÇÃO LOCAL DESIGNADA PARA O DIA 03/09/2010 NA ÚLTIMA ASSEMBLEIA GERAL. ENFATIZO QUE NESTE CASO A PARTICIPAÇÃO DOS DELEGADOS SINDICAIS NA MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA NÃO EXCLUI A PARTICIPAÇÃO DOS COORDENADORES LICENCIADOS. DEIXO REGISTRADO, POR MOTIVO DE COERÊNCIA, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA, A PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS COORDENADORES NOS RECENTES ATOS CONSTRUÍDOS NA COMARCA DE NOVA IGUAÇU.

Assim sendo, creio que o momento é de estarmos na base para construirmos uma assembleia forte no dia 15/09/10.

Um grande abraço a todos!
Wagner Cordeiro




Nenhum comentário: