terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mensagem postada no fala servidor do site do Sindjustiça RJ em 24/08/2010

O texto abaixo é interessante e está relacionado a nossa luta atual, a saber:



“Todo o direito que existe no mundo foi alcançado através da luta; seus postulados mais importantes tiveram de ser conquistados num combate contra as coortes dos opositores; todo e qualquer direito, seja o direito de um povo, seja o direito do indivíduo, só se afirma através de uma disposição ininterrupta para a luta. O Direito não é uma simples ideia, é uma força viva.”

Rudolf von Ihering talvez seja mais conhecido no meio jurídico, entre outras coisas, por ter criado a Teoria Objetiva da Posse e o duelo jurídico com a Teoria subjetivista de Savigny, mas entendo que a obra “A luta pelo Direito” é também de leitura indispensável.

O texto de Ihering se adapta perfeitamente ao espírito que deve nortear nossa categoria. Não é possível toleramos mais o cenário de constante desrespeito aos nossos direitos. A inércia é o fermento da injustiça e devemos mudar este quadro.

Precisamos abandonar o cantinho do café e as lamentações inúteis, que não ganham corpo, que são individuais e sem efeito prático.

Devemos nos divorciar da indignação imóvel, que não constrói e dinamita as perspectivas de mudança.

As reclamações solitárias devem ser repelidas, pois têm a angustiante capacidade de causar enorme irritação e nenhum sentimento coletivo.

Não quer o nariz de palhaço?














Ótimo, encontre um primeiro menino e dê o “vergonhoso” objeto, pois ele dará belas gargalhadas e te recordará o garoto alegre que nos abandonou na maturidade.


A frigideira e a colher são apenas instrumentos da tua cozinha sem nenhuma outra função?




Excelente, o armário é o lugar onde devem ser colocadas, eis que a fome que temos coletivamente é outra.

O barulho do apito é desagradável? Também acho, mas o silêncio do comodismo, da inércia e da indiferença é insuportável.


Assim, qualquer que seja o seu estilo, caso não haja a incorporação para todos, compareça na ASSEMBLÉIA DO DIA 15/09/10 discuta, delibere, construa e que estejamos no confronto contra a hidra, como disse Ihering:

“ A TODOS CABE O DEVER DE ESMAGAR A CABEÇA DA HIDRA DO ARBÍTRIO E DO DESRESPEITO À LEI.”

Um grande abraço a todos.


Wagner Cordeiro.

Nenhum comentário: